19 Set Mulheres que inspiram
Nísia Floresta
Nísia Floresta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, nasceu em família abastada em 12 de outubro de 1810, no Rio Grande do Norte. Filha de advogado português e herdeira latifundiária brasileira, Nísia teve contato com diversos movimentos culturais e liberais durante sua adolescência e foi educada no convento das Carmelitas. Por influência do pai, estudou além das matérias ministradas às mulheres. Pode ter contato com muitos livros de literatura e cultura europeia e liberalista.
Como de costume na época, casou-se aos 13 anos, com um proprietário de terras. Porém, meses depois volta para a casa dos país, onde foi recebida apesar de ser esta, uma atitude transgressora para a época. Por conta de perseguições políticas, a família se muda para Olinda, onde aos 17 anos, Nísia sofre com o assassinato do pai numa emboscada.
Sendo a primeira mulher a publicar um artigo em jornais no Brasil, Nísia se muda para o Rio de Janeiro, onde se une a um novo companheiro e tem sua primeira filha. Já seu segundo filho, vem a falecer. E é nesta mesma cidade que em 1931 ela funda a Escola Augusto, para meninas. Com uma trajetória de 17 anos de ensino, ela é inaugurada com duras críticas, pois além de ensinar as “matérias” oferecidas em outros colégios para as mulheres, que as preparavam para o matrimônio e a maternidade; a escola oferece matérias que desenvolvem conhecimentos em ciências, línguas, história, religião, geografia, educação física, artes e literatura.
Para Nísia, feminista que era e criticada por tal posição, a mulher só difere do homem por sua força física. E baseada nesse conceito, defende que as mulheres merecem saber dos seus direitos na sociedade em que vivem.
Anos mais tarde, se muda para a Europa com a filha, afim de se curar de lesões de um grave acidente. Volta ao Brasil algumas vezes, mas falece em 24 de abril de 1885, idosa e doente.
Várias são as suas publicações e os conteúdos acerca da vida e trabalho dessa mulher à frente do seu tempo. Vale a pena pesquisar, ler, conhecer um pouco mais da história que nos trouxe até aqui!
Percebem a importância dessa mulher nas nossas vidas? Me contem o que acharam abaixo.
No Comments