19 Set CONECTAR-SE
Vocês lembram dos filmes da década de 80? Lembram que os de ficção traziam umas telas, onde os personagens conseguiam acessar dados apenas tocando nela? Lembram do relógio do espião que virava um telefone? Lembram da tela virtual de luzes que aumentava e diminuía quadros, ao toque dos dedos do mocinho desbravador? Sim, certeza que vocês se lembram!
E para a nossa perplexidade, esse tempo chegou! A informação na ponta dos dedos, mostrando conteúdos em qualquer lugar a qualquer hora, tudo disponível para quem tem internet e algum aparelho (telefone, tablet, computador, smart tv…) capaz de se conectar a ela. Mas a minha pergunta é: para o que você usa a sua conexão com a internet?
Claro que os grupos de aplicativos passam mensagens engraçadas, nos mantem antenados das programações dos mesmos e por aí vai… Claro que as redes sociais nos mostram uma infinidade de opções de gastronomia, moda, comportamento, decoração, viagens, etc, etc, etc… Mas será que usamos as nossas conexões para nos abastecer de informação? Essa semana li uma propaganda que resumidamente dizia: “Não estude porque você precisa, estude porque o conhecimento é libertador”. E, não é?!
Vocês sabiam que pessoas se formam em cursos online? Muitos trabalhos são concluídos no ambiente digital e muitos cursos são oferecidos para quem não consegue sair de casa e ir até um centro de estudos. Procure a sua área de interesse e veja quais informações são relevantes e verdadeiras. Acreditem, é possível aprimorar muito o conhecimento usando a internet de forma correta e responsável.
Ao invés de simplesmente “dar um google” em uma dúvida que você possa ter, pesquise quais sites podem te ensinar mais sobre esse assunto, se realmente for de seu interesse. Existem plataformas que baixam livros digitais gratuitos, muitos, aos montes! Pesquisem, sempre! Pesquisem antes de repostar uma informação, pesquisem antes de fazer uma receita que seja. Use essa ferramenta que o mundo moderno nos deu para se enriquecer de conhecimento verdadeiro e se sinta liberta!
A internet não substitui profissionais, não substitui médicos, professores, terapeutas, culinaristas, advogados e tantos outros. Mas ela nos aproxima destes profissionais, nos possibilita uma troca próxima com o saber. O investimento de tempo que você dispenderá é mínimo perto do tanto de coisas que não nos acrescenta e que damos tanto valor. Lembre-se, isso é investir em você, em seu bem maior e mais precioso, VOCÊ!
Meu desejo de que vocês consigam se sentir mais fortes ao terminar de ler um livro nessa nossa correria insana do dia a dia. Meu desejo sincero que você encontre um assunto que no meio dos seus afazeres te puxe a faísca do interesse e te jogue nos estudos. Acreditem, esse investimento pessoal não tem preço! Usem essa conexão com sabedoria, aproveitem para além das redes sociais, aproveitem para saber do mundo, incrível e gigante que existe do lado de fora dos nossos olhos!
Beijos carinhosos! E até já!
No Comments