ACOLHER

ACOLHER

– transitivo direto e pronominal oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; abrigar(-se), amparar(-se).

Vocês já experimentaram acolher alguém ou serem acolhidos num momento difícil? Será esse um ato tão necessário?

Falamos tanto sobre afeto, respeito, tolerância e acho que está na hora de falarmos de acolhimento! Ao meu modo de ver, para acolher não precisa muito, precisa estar disposto.

Disposto a entender que a sua verdade não é a única, disposto a entender que o outro não pensa como você e mesmo assim precisa ser aceito em suas questões. O acolhimento está extremamente ligado ao afeto, ao respeito, à tolerância, mas sem ele, a ação vira discurso.

De nada adianta ser tolerante, ser respeitoso, ser afetuoso, se for superficial, se for como a nata que se forma sob o leite! É preciso, nem que seja com os mais próximos, exercitarmos o acolhimento. Diferente de concordar com o outro, de aceitar posições que você acredita serem erradas, de não se colocar, acolher só envolve aceitar. Só envolve dizer “não concordo com você, mas estou aqui para você” e acima de tudo estar lá mesmo! Presente e forte para aguentar o tranco!

Eu já tive o prazer de acolher e a sorte de ser acolhida! E nesse momento os sujeitos do diálogo, independente do interlocutor, foram respeitados, tratados com afeto e tolerância.

Nesse momento tão confuso que estamos passando, quis colocar essa reflexão para nós.

Entre os nossos batons, sapatos e brincos há muito, mas muito o que compartilhar. E eu escolho compartilhar o meu acolhimento com vocês!

Vamos refletir?

Obrigado por estarem aqui!

No Comments

Post A Comment

1
Olá! Vamos nos falar no WhatsApp?
Powered by